Translate

domingo, 30 de outubro de 2016

Vivendo e aprendendo: TOP 10 Aplicativos de Viagem para baixar – Lista Atualizada

 Por Guta C. 

A primeira vez que falei de Aplicativos de Viagem aqui no Vambora foi em 2010 (um tempo gigantesco para a tecnologia), num post chamado 10 apps essenciais de viagem . De lá para cá muita coisa mudou, com cada vez mais pessoas trocando seus celulares comuns por smartphones, deixando nossas telas de telefone e vidas cercadas por apps por todos os lados.
TOP 10 Aplicativos de viagem
Passando a contar cada vez mais com esses aplicativos na hora de viajar, vi que aquela lista de 2010 já estava bem desatualizada, com alguns apps pouco usados, outros descobertos e outros que se tornaram ainda mais favoritos.
A lista que segue é de aplicativos de viagem mesmo, que podem auxiliar no dia a dia, sem esquecer é claro daqueles que já viraram clássicos e a gente usa quando está viajando ou não (redes sociais: facebook, twitter, instagram; chat e telefone: whatsapp, viber, skype e claro os joguinhos, nossos companheiros para passar o tempo chato de espera no aeroporto, ônibus, etc.).

Vambora então para esse atualizado TOP 10 de aplicativos de viagem:

1- Weather Channel

App do Weather Channel

App do Weather Channel.
Muitos celulares vem com algum app de clima embutido, só que a maioria não é lá muito confiável. Assim como o site, o App do Weather Channel é muito bom, dando previsões de até 10 dias do seu destino. A interface do aplicativo é muito legal pois você visualiza na própria tela do celular como está o clima (veja na imagem). Dá para adicionar dezenas de cidades favoritas. É gratuito.
-> Ponto forte: Interface fácil e convidativa
-> Ponto fraco: Precisa de internet para funcionar
-> Versões: iOS | Android

2- Wi-fi Finder

Já que vamos falar muito se “funciona com internet ou não” o wi-fi finder foi uma grande descoberta: ele indica quais locais perto de você oferecem wi-fi (ele usa um sistema de GPS). É gratuito.
-> Ponto forte: Tem uma database de diversos pontos já salvos em mais de 104 países que você consegue visualizar mesmo offline
-> Ponto fraco: Em lugares mais específicos e menos turísticos é preciso estar conectado ao menos uma vez para salvar os locais e conseguir visualizar depois quando estiver offline
-> Versões: iO2 | Android

3- Translate e Triplingo

Google translate app e triplingo

Google Translate e Triplingo apps.
Mesmo não sendo muitas vezes 100% fiel na tradução, esse app do Google Translate ajuda naqueles momentos de “não entendo nada do que está escrito nesse cardápio” ou “Como será que fala isso em..?”.
Já o Triplingo é mais um app para aprender a se comunicar em países estrangeiros. Atualmente ele conta com 11 línguas (incluindo francês, alemão, japonês e chinês), mostrando elementos da cultura local, expressões comuns usadas em viagens (escritas e faladas) e até um tradutor que pode ser usado inclusive falando a expressão. É bem legal! Ambos são gratuitos.
-> Pontos fortes: O Translate do Google conta com centenas de idiomas e o Triplingo tem dezenas de informações não só sobre a língua mas o destino.
-> Pontos fracos: Ambos precisam de conexão com internet para funcionar
-> Versões: iOS (Translate), iO2 (Triplingo) | Android (Translate)

4- Currency

Quem nunca já se pegou fazendo contas mentais no exterior querendo saber quanto ficaria comprar aquele determinado produto em Real? O Currency da Oanda é um ótimo conversor com centenas de opções de moedas pelo mundo, do Dólar até Shilling de Uganda. É gratuito.
-> Ponto forte: Uso quase instintivo, bem fácil de usar
-> Ponto fraco:  Precisa de conexão com internet para dar o valor mais atual, se não usa o último valor atualizado
-> Versões: iOS | Android

5- Frommer’s Travel Tools

Frommer's travel app

App Frommer’s.
Aplicativo simpático do Frommer’s, um dos guias mais famosos de viagem do mundo. Possui diversas funções úteis como conversor de medidas e temperatura e uma calculadora de gorjetas. Entre as coisas mais engraçadinhas, há jogos de perguntas e respostas com o tema viagem, função lanterna e o envio de cartões postais. É gratuito.
-> Ponto forte: Um app com várias funções interessantes e divertidas que não precisam todas de internet para funcionar.
-> Ponto fraco: A parte de dicas de destinos só pode ser acessada se comprar um dos guias da marca.
-> Versão: iOS

6- Right Size

O Right Size é um conversor de tamanhos de roupas e calçados em diversos países. Com opções para homens, mulheres e crianças, ele mostra as indicações dos tamanhos que nós temos aqui no Brasil para outros países (dos Estados Unidos, passando pela Europa até o Japão). A variedade de peças e opções é também grande. É pago.
-> Ponto forte: Muito fácil de usar e não precisa de internet para funcionar
-> Ponto fraco: Custa $1,99 mas o valor baixo compensa para quem quer fazer compras no exterior
-> Versão: iOS

7- Skyscanner e Kayak

Skyscanner e Kayak apps

Apps de busca de passagens aéreas: Skyscanner e Kayak.
Para pesquisar passagens aéreas esses dois aplicativos são ótimos, especialmente para descobrir as passagens aéreas mais baratas naquela época do ano que você pretende viajar. Enquanto o Skyscanner é bem focado em passagens, o Kayak compara também preços de hotéis, aluguel de carros, além de possuir ferramentas “engraçadinhas” como lista de coisas para não esquecer na hora de arrumar a mala, etc. Ambos são gratuitos.
-> Pontos fortes: Ambos possuem um alerta que você pode salvar quais trechos está interessado e receber informações futuras sobre preço, mais opções de datas, etc.
-> Pontos fracos: Possuem tantas informações que podem confundir. Em ambos não dá para realizar a compra pelo app e precisam de internet para funcionar
-> Versões: iOS (Skyscanner), iOS (Kayak) | Android (Skyscanner), Android (Kayak)

8- Foursquare

Muito além de dar check-ins nas redes sociais, o Foursquare é um baita app para ajudar a encontrar, principalmente, bons restaurantes e bares perto da onde você está. O mais interessante é que os usuários dão notas e escrevem dicas dos lugares, como o que pedir ou o que evitar no local. Outra característica muito legal é que muitos estabelecimentos hoje em dia dão descontos e “presentes” para os clientes que dão um “check in”. É gratuito.
-> Ponto forte: Cada vez mais pessoas e estabelecimentos estão usando, sendo muito bom para obter dicas atualizadas, não só de turistas mas especialmente moradores locais
-> Ponto fraco: Só funciona com acesso a internet
-> Versões: iOS | Android

9- Tripadvisor City Guides

Tripadvisor City Guide app

Tripadvisor City Guide
Um dos meus TOP 3 apps favoritos de todos os tempos. Nele você consegue baixar guias de diversas cidades do mundo, baseados nos reviews dos usuários do site Tripadvisor. Entre os recursos mais legais estão walking tours temáticos, além de mapas mostrando lugares e restaurantes perto de você. É gratuito.
-> Ponto forte: Funciona completamente offline, por isso ajuda muito em qualquer viagem
-> Ponto fraco: Tem diversas cidades, mas não todas. Pode ser que bem a que você precisa ainda não tenha um guia.
-> Versões: iOS | Android